quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Animação no Leste Europeu

Pode-se dizer que a animação do Leste Europeu nasceu na Rússia em 1912, quando o cinegrafista Vladislav Starevich produziu Beauty Lukanida, uma animação sobre insetos. Após a Revolução de 1917, Starevich, filho de aristocratas, emigrou para a França, onde continuou trabalhando com animação.
Em 1924, o documentarista Dziga Vertov, auxiliado por um pequeno grupo de artistas, começou a produzir a primeira animação com mais de dez minutos de duração.
Nos anos subseqüentes à Revolução Russa, o cinema foi escolhido como a forma mais poderosa de conquistar as massas populares, estabeleceu oficialmente a importância de uma indústria cinematográfica. A distância e a Guerra Fria separaram a cultura desses países da cultura ocidental e desse modo as escolas e os filmes de animação do leste europeu se diferenciaram muito do sistema "Walt Disney" de produção.
A Cultura do leste Europeu é claramente percebida nos trabalhos de animação, tanto na forma da narrativa e tema dos filmes quanto na estética e humor extremamente crítico. Grande parte das animações do leste europeu possuem temas voltados para questões sociais e educacionais. Durante o comunismo, a censura era rigorosa e uma das saídas para os cineastas e artistas do leste europeu expressarem suas opiniões foi a animação. Ela era também alvo de censura, porém mais branda por se tratar de um produto notoriamente dirigido para o público infantil.
A animação também foi empregada largamente pelo comunismo soviético para propaganda, agradando por se tratar de um produto com largo alcance tanto para crianças como para adultos.
Após a censura nesses países ter se tornado mais branda, alguns filmes anteriormente proibidos tiveram exibição permitida e uma nova safra de filmes surgiu com temas extremamente críticos e adultos, que questionam a sociedade, a burocracia e o modo de vida do homem moderno.
A técnica do Stop Motion foi e é largamente usada no leste europeu. A cultura desses países, destacando-se a República Tcheca, Rússia e Iugoslávia, foi muito influenciada pela tradição da feitura e manuseio de bonecos, tanto com enfeites, brinquedos infantis e para o teatro de bonecos. O domínio dessa técnica ao lado de um minucioso trabalho fizeram surgir animadores que se tornaram mundialmente famosos por seus filmes incomparáveis na técnica de stop motion, entre eles o que talvez seja o melhor animador de todos os tempos, Jiri Trnka.
O trabalho de Trnka foi um dos primeiros a ser reconhecido internacionalmente ainda durante a Guerra Fria. Trnka foi alvo de forte censura, alguns de seus filmes foram proibidos em vários países comunistas até o final da década de 70, entre eles sua obra prima "The Hand".
Atualmente vários estúdios e animadores do Leste Europeu continuam a se destacar, dando provas de sua arte e estética diferenciadas. As influências culturais e o preciosismo do seu trabalho alicerçadas em temáticas voltadas para problemas sociais e educação e folclore provam de certo modo que mesmo sem o apoio estatal da época comunista as animações produzidas no Leste Europeu continuam encantando gerações inteiras de crianças e adultos em todo o mundo.

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