sábado, 25 de outubro de 2008

Émile Cohl

O Pai da Animação


Atribui-se ao francês Émile Cohl a paternidade do cinema de animação. Levado pelo seu gosto por desenho, tornou-se ilustrador. Também trabalhou como cenarista no teatro, e seu primeiro contato com a produção cinematográfica foi justamente a confecção de cenários para filmes. Cohl era amigo de Georges Mélies, um dos responsáveis pela criação da arte cinematográfica através de suas preciosas trucagens e efeitos especiais.
Em seus trabalhos de animação seus personagens possuem contornos bem nítidos ou são apenas simples linhas esquemáticas. A propriedade fundamental de seus filmes é a metamorfose. Os princípios da tranqüilidade e racionalidade humanas são constantemente perturbados; o impossível se realiza e quase se cria uma lógica do absurdo. Seu primeiro filme animado, "Fantasmagorie" ( 1908 ), com duração de dois minutos, consiste em um fluxo de imagens oníricas, sem uma estrutura narrativa, mas determinada por uma lógica interna. O período de sua maior produtividade é de 1906 a 1912 e sua obra é composta por mais de cem filmes, todos de curta duração. Tendo como matéria prima pessoas, figuras recortadas, bonecos, marionetes ou desenhos, Cohl constituiu para a história do Cinema uma nova estética através do Cinema de animação.
Émile Cohl continuou produzindo filmes nos anos vinte, mas morreu na miséria em 1938. Ainda provoca fascinação em animadores, que reconhecem seu poder misterioso de transformar e distorcer o mundo de figuras e objetos.

Fantasmagorie - o primeiro desenho animado

No dia 17 de Agosto de 1908, o diretor francês Émile Courtet (também chamado de Émile Cohl) projetou no ‘Théâtre du Gymnase’ em Paris o considerado primeiro desenho animado da história. Com a ajuda de um projetor de filmes moderno, Fantasmagorie trouxe às telas o gênero animado. Alguns anos mais tarde, em 1912, Courtet mudou-se para Fort Lee, nos Estados Unidos, onde trabalhou no estúdio francês Éclair e espalhou sua técnica.
Para criar o curta de um pouco mais de um minuto, cada frame foi desenhado em um pedaço de papel, em um total de 700 desenhos, e depois fotografados. A animação foi gerada a partir do negativo do filme, conseguindo o efeito final. O nome Fantasmagorie é uma referência a uma técnica francesa do final do século XVIII chamada “fantasmagoria”, um show de projeções de “fantasmas” que existia antes da criação do cinema, algo parecido com o efeito de um caleidoscópio projetado.
Esse ano a animação completa 100 anos e, como forma de homenagear o artista, em 11 de Abril na retrospectiva Émile Cohl realizada em Paris, foi exibido o filme, como surpresa, “Fantasmagorie 2008″, um remake em 3D do clássico.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Stop Motion

Stop Motion é um modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, como estão a massa de modelar. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit são exemplos de filmes em stop motion.

Principais estúdios e escolas - Leste Europeu

Krátrký Film - A Krátrký Film é uma companhia de produção cinematográfica com mais de 50 anos estabelecida na República Tcheca, e, engloba vários dos estúdios mais famosos e bem sucedidos do país, formando uma rede que envolve quase toda a produção da ex-Tchecoslováquia. Produz nos seus estúdios animações de cartoons e stop motion de bonecos no mais perfeito estilo da escola tcheca de animação. Possuem mais de 40 mil filmes em 35mm, produções que vão de 1945 até os dias de hoje.
Engloba os seguintes estúdios:
-Jan Anmos Komenský Studio - Estúdio especializado em programas educacionais. Fundado em 1995, possui apoio do Ministério da Educação da República Tcheca e realiza animações voltadas para a área educacional.
-Jiri Trnka Studio - Fundado em 1947 pelo próprio Jiri Trnka e posteriormente incorporado ao Krátrký Film. O estúdio é especializado em animação de bonecos em stop motion.
-Studio Bratri v triku - Fundado em 1945, é o mais antigo estúdio de animação Tcheco especializado na produção de cartoons. Já produziu mais de 1.600 filmes nos mais variados estilos e gêneros, variando entre filmes de 2 minutos e longas metragens. Jiri Trnka foi um dos fundadores desse estúdio juntamente com outros reconhecidos animadores Tchecos como Brestilav Pojar, Jiri Brdecka, Zdenek Miler. Atualmente no Studio Bratri v triku trabalham animadores de renome como Michaela Pavlátová e Pavel Koutský. Um dos desafios do estúdio é o de produzir a mais variada seleção de animações, procurando diversificar sempre sua técnica. Os filmes produzidos sempre seguem uma visão humanista carregada de senso de humor. O estúdio engloba também o Studios of Animated Film, que se ocupa em produzir cartoons clássicos, assim como filmes que combinam atuação de atores e animação e filmes com animação produzida por computador.
A Escola de Zagreb - Quando o primeiro filme animado feito pela Zagreb, "A Reunião" de 1951, foi lançado com a impressionante duração de vinte minutos, ninguém sabia que era apenas o começo. Em 1962 a Zagreb recebeu o seu primeiro Oscar para o filme "Surrogate" - o primeiro Oscar para um filme de animação que não era realizado nos Estados Unidos. Em quatro décadas de existência, o Zagreb Film produziu 600 filmes de animação, os quais receberam mais de 400 premiações internacionais. O estúdio se tornou mundialmente respeitado por seu estilo único de animação conhecido como Escola de Zagreb. Uma das inovações do estúdio foi estabelecer a prática entre os animadores de escrever, planejar e dirigir seus próprios trabalhos, o que atribuiu aos resultados finais uma notável coesão entre a mensagem e o designer dos filmes. A coleção de filmes da Zagreb é realmente muito rica, englobando filmes para crianças, filmes musicais e animações de um minuto, histórias de meia hora, e reunindo verdadeiras obras de arte da animação, que continuam atuais apesar do passar do tempo. Além da alta qualidade artística, os filmes da Escola de Zagreb apresentam uma preocupação comunicativa, valorizando a claridade e realidade da mensagem dos filmes detêm mais que o conceito da escola, são entretenimento e aprendizagem, passatempo e prazer, mensagem e história, explosão de cor, música, agudez, refinamento artístico e humanidade, autores que sempre acreditaram na possibilidade de um mundo melhor.

Animação no Leste Europeu

Pode-se dizer que a animação do Leste Europeu nasceu na Rússia em 1912, quando o cinegrafista Vladislav Starevich produziu Beauty Lukanida, uma animação sobre insetos. Após a Revolução de 1917, Starevich, filho de aristocratas, emigrou para a França, onde continuou trabalhando com animação.
Em 1924, o documentarista Dziga Vertov, auxiliado por um pequeno grupo de artistas, começou a produzir a primeira animação com mais de dez minutos de duração.
Nos anos subseqüentes à Revolução Russa, o cinema foi escolhido como a forma mais poderosa de conquistar as massas populares, estabeleceu oficialmente a importância de uma indústria cinematográfica. A distância e a Guerra Fria separaram a cultura desses países da cultura ocidental e desse modo as escolas e os filmes de animação do leste europeu se diferenciaram muito do sistema "Walt Disney" de produção.
A Cultura do leste Europeu é claramente percebida nos trabalhos de animação, tanto na forma da narrativa e tema dos filmes quanto na estética e humor extremamente crítico. Grande parte das animações do leste europeu possuem temas voltados para questões sociais e educacionais. Durante o comunismo, a censura era rigorosa e uma das saídas para os cineastas e artistas do leste europeu expressarem suas opiniões foi a animação. Ela era também alvo de censura, porém mais branda por se tratar de um produto notoriamente dirigido para o público infantil.
A animação também foi empregada largamente pelo comunismo soviético para propaganda, agradando por se tratar de um produto com largo alcance tanto para crianças como para adultos.
Após a censura nesses países ter se tornado mais branda, alguns filmes anteriormente proibidos tiveram exibição permitida e uma nova safra de filmes surgiu com temas extremamente críticos e adultos, que questionam a sociedade, a burocracia e o modo de vida do homem moderno.
A técnica do Stop Motion foi e é largamente usada no leste europeu. A cultura desses países, destacando-se a República Tcheca, Rússia e Iugoslávia, foi muito influenciada pela tradição da feitura e manuseio de bonecos, tanto com enfeites, brinquedos infantis e para o teatro de bonecos. O domínio dessa técnica ao lado de um minucioso trabalho fizeram surgir animadores que se tornaram mundialmente famosos por seus filmes incomparáveis na técnica de stop motion, entre eles o que talvez seja o melhor animador de todos os tempos, Jiri Trnka.
O trabalho de Trnka foi um dos primeiros a ser reconhecido internacionalmente ainda durante a Guerra Fria. Trnka foi alvo de forte censura, alguns de seus filmes foram proibidos em vários países comunistas até o final da década de 70, entre eles sua obra prima "The Hand".
Atualmente vários estúdios e animadores do Leste Europeu continuam a se destacar, dando provas de sua arte e estética diferenciadas. As influências culturais e o preciosismo do seu trabalho alicerçadas em temáticas voltadas para problemas sociais e educação e folclore provam de certo modo que mesmo sem o apoio estatal da época comunista as animações produzidas no Leste Europeu continuam encantando gerações inteiras de crianças e adultos em todo o mundo.